Diospiro coroa de rei
Também já há diospiros no quintal. Não é fruta que me convença. Por algum motivo incompreensível, o meu pai já tem três árvores destas no quintal, quando nem a produção de uma é consumida… O ano passado plantou a terceira. Manias.
Uma resposta para“Diospiro coroa de rei”
O que aconteceu ao look de Outono?
Meu caro, a minha esposa adora diospiros, portanto para se ver livre da produção do referido fruto basta avisar que prontamente se arranja a colheita.
Acontece o diospiro ser um fruto que embora com alguma saida , quem o distibuiu preferir importar a correr pelos nossos vendendo o que é nacional . Coisas do capitalismo e da livre concorencia .
Eu ADORO dióspiros, mas já reparei que é como as favas, uns gostam e outros odeiam. Será que é possível relacionar os gostos entre estes dois objectos de prazer (…digo eu!)?
Salvé!
Li algures que é genético gostar ou detestar bróculo e nabos. Talvez tudo o resto também o seja. Falando por mim, odeio verdadeiramente esses dois ao ponto de ser impossível comer e não aprecio particularmente dióspiros, favas e muitas outras coisas, aliás, não aprecio particularmente comer que para mim não passa de uma necessidade; já a Susana gosta praticamente de tudo.
Necessito saber a composição dos diospiros, alguém sabe onde posso encontrar tais referências?
Obrigado
Bem…adoro diospiros…alguém sabe como se diz em Inglês e em Francês!?…mania…persimmon ou kaki…já vi fotografias e, sinceramente, não se reconhecem como aqueles que conheço eu, que conhecemos nós!
Obrigada!
Em francês, Plaquemine ou Kaki, talvez duas variedades?
Em inglês sem dúvida Persimmon.
Adoro dióspiros e detesto gente com os olhos na nuca. Não importar ou não produzir cá os dióspiros é o mesmo que recusar o açúcar e as batatas que nos chegaram no século XVI, vindos do Oriente e das Américas. Há que aprender História, não é? Bjo
[…] AW: "Unser neues Leben" oder "Portugiesisch für Anfänger" hi, nope- obwohl kein grosser freund dieser fruechte, kann, besser muss ich die aussage von christiane ueber den gesundheitlichen aspekten der dios jetzt noch einmal bestaetigen. naeheres evtl. noch hier: Dias com árvores: Os nomes das árvores – Dióspiro oder hier: Diospiro coroa de rei at Quinta do Sargaçal zum verzehr sollten diese dinger, wie auch schon erwaehnt, fast matschig reif sein. guten app henry __________________ ist lennebergs biolinguistic perspective wirklich ‘more wonderful than gravity’- oder bleiben wir besser, nach dem ‘mechanical philosopher’ hume, mit beiden fuessen auf dem boden- kleben? henhill@googlemail.com […]
Bom Dia Sr. José Rui Fernandes,
Tenho um diospireiro, que se encontra protegido do vento Norte e apanha sol todo o dia. Neste momento esá carregado de flor, mas caiem abundantemente.
Como está num terreno relvado, e como tenho de regar a relva todos os dias, também rego o diospireiro todos os dias, mas tenho o cuidado de ser no seu pé.
Agradecia saber se existe algum problema, que fazem as flores cairem os se tenho de o adubar,…
Aparentemente não tem problemas, nem bichos.
Obrigado
Joaquim Costa
A queda de flor pode não ser problema, mas se é mesmo abundante também se pode dever a excesso de água e/ou de fertilização. Pelo menos li sobre isso, porque nunca tivemos esse problema aqui.
Cá por casa todos adoram diospiros. Na minha quintinha já tenho dois, ainda jovens, de cada uma das variedades. Como se conservam muito tempo, não temos desperdícios…
Citando o Observatório agricola ( http://www.observatorioagricola.pt/item.asp?id_item=117 ):
As suas variedades dividem-se em função da sua adstringência. As “adstringentes” – Coroa de Rei, Kaki tipo e Roxo Brilhante – são as mais comuns e necessitam de uma maturação adequada para poderem ser consumidas. As “não adstringentes” – Fuyo, Hana Fuyo, O Gosho, Giro, Cal-Fuyo, Fau-fau e Sharon – podem consumir-se de imediato, após a colheita.
Qualquer que seja a variedade considerada, o fruto do diospireiro, retirando a sua fina casca, é praticamente constituído só por polpa, de aparência gelatinosa e fria, composta basicamente de mucilagem e pectina, responsáveis pela aparência característica da fruta. O seu teor de açúcar, que varia entre 14 e 18%, supera o da maioria das frutas de consumo popular. É uma boa fonte de sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, B1, B2 e C e ainda betacaroteno.
Boas,
Tenho dois diospireiros (Coroa de Rei e Kaki), ambos plantados no mesmo quintal. O Coroa de Rei está a deixar cair o fruto e o outro não, porquê?.
Já agora quero partilhar uma história curiosa que me aconteceu o ano passado com os diospireiros.
Estava eu a sulfatar as pereiras, macieiras, laranjeiras e outras, quando fui vai que não vai e sulfatei também os ditos. No dia seguinte, qual foi o meu espanto, todo o fruto, que estavam em ambas as árvores, estava todo no chão. Fiquei bastante triste :(.
Desde então nunca mais coloquei produtos químicos nos disospireiros.
O que terei feito de errado?
1 abraço.
Comprei 2 diospireiros par o meu quintal. Um coroa de rei e outro fau-fau. Coloquei-os na terra, hoje 20 de Janeiro.
Pergunto:
É preciso dar qq produto para prevenir infecções? se sim qual e quais os agentes que os atacam?
Fertilizar a terra é necessário? em caso afirmativa em que altura?
Ao fim de quanto tempo podem dar frutos? tenho escutado as mais variadas opiniões.
Sem mais agradeço a atenção dispensada
Maria Helena
Tenho um diospireiro coroa de rei que está com 1,90 m de altura.
Tinha uma dezena e meia de diospiros mas vão todos caindo no
chão antes de amadurecer. Oque devo fazer?
Agradeço o aconselhamento.
Tomás