Colheita de urtigas

Urtigas
Como tem felizmente acontecido, tenho conseguido manter a jardinagem em dia ao fim-de-semana. Desta vez colhi muitas urtigas para fazer fertilizante, que é o que utilizo nos vasos. Convém utilizar um bom par de luvas e não ganhar demasiada confiança. Habitualmente pico-me no espaço entre a luva e a manga, mesmo no fim da colheita, o que é um desperdício de sensação urticante (com as minhas alergias é bastante).
Mete-se as urtigas num recipiente adequado, onde se junta água. Daqui a 15 dias está pronto. Bem fermentado e a cheirar surpreendentemente péssimo.

Uma resposta para“Colheita de urtigas”

  1. Ema

    Olá,
    Há já muito tempo que não apareço, mas tenho acompanhado. Parabéns pelo “jardinagem.org”.
    Queria ter comentado um uso das urtigas relativo ao artigo publicado.
    É de uso corrente, pelo menos na minha zona, a utilização das raizes da urtigas para fazer chá usado no controlo de diarréias. É fraco mas funciona.
    Outro uso das urtigas é usar o liquido resultante da maceração em água das folhas (o que fez), diluí-lo 1:10 em água e utilizar este líquido mal cheiroso como insecticida biológico.
    Ver se apareço mais vezes…
    Ema

  2. José Rui Fernandes

    Com as luvas nem é muito mau. Antigamente a Gardena tinha umas até meio do braço (supostamente para as roseiras), mas deixei de as ver.
    Ema, já utilizei como insecticida, estará algures nos arquivos, mas não resultou por aí além. Ou seja, não resultou mesmo. Se me lembro foi contra os pulgões das roseiras.

  3. Patrícia Noya

    Pois as nossas amigas urtigas fazem o melhor esparragado que já comi! Também as podem experimentar na sopa e não se vão arrepender!
    Podem funcionar como fornecedoras de ferro para os organismos que dele necessitem ou como estimuladoras da circulação.

  4. Manuel Corrêa

    Estou cheio de curiosidade sobre esta preciosidade (URTIGA).
    Que utilidade terapeutica terá?
    Alguem sabe dizer?
    Agradeço.
    mc

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.