A Horta Familiar
Editado em 1942 pelo Ministério da Economia, Direcção Geral dos Serviços Agrícolas. O autor é Carlos Rebêlo Marques de Almeida.
Nesta hora grave que atravessamos, produzir e poupar deve ser o lema de todo o bom português.
Ideal seria que cada um de nós produzisse tudo quanto necessita e ainda que poupasse de forma a poder ceder ao vizinho menos afortunado e excedente das suas estritas necessidades. Cumpria-se o Evangelho e trabalhava-se a Bem da Nação.
(Cuidado com esta última frase… parece que agora o Evangelho não é politicamente correcto e a Bem da Nação não convém fazer nada.)
Uma resposta para“A Horta Familiar”
Razões diferentes mas o essencial está lá!!
Ainda é assim em alguns sítios!
Por razões semelhantes e por gosto, resolvi reativar o quintal que está por trás da garagem!
Já tinha uma ameixoeira, uma tangerineira e uma laranjeira!
Agora, também tem ervilhas, favas, alhos, alfaces e vários tipos de couve….. Um bocadinho de cada coisa, para começar!
Estou com alguns problemas com bicharada já instalada nas árvores! E também com aquela que vai aparecendo, como o pulgão nas favas!!!!
Se tiver disponibilidade, não quer passar pelo meu blog!?
oblogdaanateresa@blogspot.com
Vou passar no blogue. Para as favas, basta cortar as pontas, por alguma razão os afídios não se instalam sem ser nas pontas.
Obrigada pela dica!
Pensei que se lhes cortasse as pontas elas morreriam, já que a ponta é o extremo do crescimento!
Amanhã, se não chover, vou tratar disso!
Obrigada por passar no blog! É que eu preciso de ajuda, mesmo!
Segui agora o link “basta cortar as pontas” e lá refrem-se a cortar as pontas quando as favas já têm flor e estão crescidas! Será que o posso fazer agora!? Ainda falta para terem flor, por isso ainda têm muito que crescer!!!
Fui eu que escrevi isso… e está correcto. Só deve cortar depois de estarem desenvolvidas. Se já estão atacadas, é má notícia…
Precisa de ajuda para quê?… Pareceu-me tudo a andar. Eu por aqui é que ando muito inactivo.
Pois, de facto as favas já estão atacadas……não é muito, mas vêem-se umas coisinhas pretas juntamente com algumas formigas!
Gostava de não usar pesticidas, mas se não tiver outra alternativa (tenho andado a “espremê-los com as mãos….) vai ter que ser! Nem que seja só um pouquinho a ver se vai controlando até crescerem, mas ainda faltam faltam uns meses…. Bom, sempre não será pior que as compradas no supermercado….
Quanto á ajuda, diga-me se conhece alguma forma de afastar as lesmas e os caracóis! É que algumas das minhas couves Bola de Neve já estão a tirar a formção em Renda de Bilros!
Quanto á ameixoeira (folhas encarquilhadas e o tronco a purgar resina em vários sítios) conhece um tratamento que não o “tradicional”?
E a coitada da tangerineira, que agora tem ainda mais animaizinhos minúsculos (pulgão e cochonilha) do que tinha antes de eu andar lá a espremê-los todos!!!!!???? Será que as folhas de tabaco 48h em água serão o suficiente?
Como vê, as minhas dúvidas prendem-se com uma orientação no domínio da agricultura menos agressiva! Quanto á agricultura tradicional, tenho sempre quem me esclareça! O problema, é que só conhecem aquela forma de fazer e não estão muito abertos a outras!
Nem imagina o que já fui gozada por pôr a rede nas favas e nas ervilhas! Era “uns pauzinhos apanhados no pinhal, ou então as podas maiores….nunca tal se viu…..vais aos pardais, é!?” Bom, foi um forró!!!!
Borra de café (Jardinagem.org), cinza (só em dias secos), cascas de ovo bem esmagadas, são tudo coisas que impedem lesmas e caracóis de atacar tanto. Também armadilhas com cerveja (nunca experimentei)… assim de repente é o que me lembro.
De resto, não a posso ajudar… também sei pouco e apesar de gostar de pesquisar sobre o assunto, neste momento não tenho a disponibilidade que gostaria.
Muito obrigada, Rui!
Tenho andado a juntar a cinza, mas ´so conhecia a sua aplicação para matar os bichitos que roem as raízes!
Bom dia, Rui!
Arranjei um dia seco e apliquei aquela caldade que me falou na laranjeira, tangerineira e ……….. nas favas!
Vejo muiot menos formigas nas árvores, pelo que caho que de alguma forma resultou! Acontece que agora tenho uns pulgões novos: são todos laranja escuro quase castanho e riscados….. O branco, de algodão, enorme, resistiu! Parece impossível…..acertei-lhe em cheio e ele ainda lá está!
Daqui a quanto tempo se pode voltar a aplicar? A+esar dos dias muitos frios, a flor destas árvoes não caíu! Ou seja, cada árvore continua com todas as fases da frutificação, desde a floração até aos frutos já com cor! Par o ano devem estar tão cansadas que não dão nada!!!!
Quanto ás favas…….têm imensas folhas com o aspeto de cozidas!! Vamos lá ver o que dá!
Até á próxima e obrigada!
Este tipo de caldas pode ser utilizado constantemente (eu quando as tenho, utilizo). Mas é verdade que resistem, não é como os insecticidas comerciais que matam tudo num instante. Os lanígeros já li ou escrevi algures que podem ser pincelados com óleo.
As favas não sei… isto não é uma ciência exacta e o tempo acaba sempre por comandar. Eu semeei 10 favas, apenas germinou uma… é assim. Mas vou tentar mais nove em breve.
Hoje lembrei-me e fui ver os morangos!
Bom, estão com as folhas tb um bocadinho cozidas, mas pouco, acho eu!
Continuam com flor e fruto; mesmo os pés novos que plantei agora há umas semanas a partir de estolhos! Não sentiram nada! CAredita que um desles até já tem um morango maduro!? E que outro tem um morango de um tamanho já bem jeitoso?
Este quintal deve ser diferente: flor nas laranjeira e tangerineira, morangueiros com flor e fruto em diversas fases!!!! Estou muito contente….
Boa tarde, José Rui!
Tentei concultar o jardinagem.org, mas nã correu lá muito bem…..! Sabe o que está a acontecer!?
Obrigada!
Já agora, a laranjeira e a tangerineira continuam com flores e frutos!!!! Coisa muito, muito estranha…..! Parece-me que para o ano não vou ver nem um fruto….
Obrigada!
Não sei… não me disse o que aconteceu… mas esse é outro site a ficar decrépito pela falta de atenção. O WordPress exige constantes updates por questões de segurança não dá para não os fazer e os sites vão ficando menos funcionais se não forem também actualizados.
Rui, ajude-me aqui numa coisa….
Metade das couves (curiosamente, sempre a metade nascente dos canteiros….) está completamente enfesada…. Ontem arranquei o resto dos couvões e vo que as raízes estavam em mau estado, quase sem raízes brancas fininhas….e a parte grossa estava oca e seca! Deve ter sido algum bicho que resistiu á cal que puz no rego! Que mais posso fazer?
A tangerineira ficou sem bichos visíveis, depois de aplicar quela calda de que me falou! No entano, os ramos estão com as pontas depenadas e as folhas que restam estão encarquilhadas e com auto-estradas…. Que posso fazer!!???
Obrigada!