É provável que a pandemia dure dois anos e não será controlada até dois terços da humanidade ter imunidade +

O colapso económico causado pela Covid-19
Em bom rigor, causado pela histeria e o mau governo. Mesmo em Nova Iorque, as fatalidades com menos de 50 anos são 5 por 100.000 e arrasa-se países inteiros como se fosse a praga de proporções bíblicas. O deficit americano em dois anos será o equivalente a “what it took 213 years and 43 presidents to produce”. Vai ser algo de proporções bíblicas, mas não a praga. Por cá, raros são os que se aperceberam do que fizeram e continuam a fazer, mas não irá demorar muito. Strategic Culture Foundation.

Costumava gozar com os “preppers” de Silicon Valley, até me tornar num deles
“Preppers” são aqueles que estão sempre supostamente preparados para o desastre (no sentido de fim do mundo). New York Times.

Trump sugere o uso de desinfectante para tratar a Covid-19
E luz também, se entendi, tipo ultravioletas dentro do corpo. Diz que é um génio por osmose, tinha um tio no MIT. YouTube. Entretanto como habitualmente o indivíduo rejeita responsabilidades. Observador.

Estudo alerta para o aumento da mortalidade em doentes não Covid-19
“O especialista alerta que é preciso “convencer” os portugueses a ir aos hospitais. E a perderem o medo de ir às urgências.” Porquê? Não é uma prerrogativa de cada um ir ao hospital se quiser? Naturalmente consideram a Covid-19 (eventual infecção) mais perigosa que a doença de que padecem, de quem é a culpa? Era capaz de começar no próprio, acabando no governo e nos jornalistas. Observador.

Árvores, raízes e musgo
Fotografias de Neil Burnell.

A pandemia mostra o que os carros fizeram às cidades
A quantidade de carros que existe nas cidades não faz sentido se o objectivo é circular. Demoro menos de oito minutos a percorrer o que há dois meses demorava meia hora ou mais. Os custos em tempo de vida e económicos são esquizofrénicos. The Atlantic.

O dever de desobediência
Era o que me faltava não visitar os meus pais com mais de oitenta anos na sua própria casa. Quem quer estar fechado em casa que esteja — não vou a casa deles —, mas deixem os outros em paz e sossego. Sair para ir comprar tabaco, ou o café da manhã, ou as compras, ou o cabeleireiro, ou o que determinaram como “essencial”, não tem perigo, o vírus não ataca. Henrique Pereira dos Santos no Corta-fitas.

O consumo em massa é que nos aflige
Foreign Affairs.

É provável que a pandemia dure dois anos e não será controlada até dois terços da humanidade ter imunidade
O que é que o “confinamento” tem feito pela imunidade ultimamente? Bloomberg.

As economias do Norte da Europa vão recuperar mais rapidamente que as do Sul
Estas crises só servem para por um lado exacerbar as diferenças, por outro para colocar a nu “milagres” como o português. The Wall Street Journal.

Como o vírus muta e se espalha
New York Times.

É mais provável morrer de Covid-19 numa zona poluída?
Parece-me mais provável morrer de tudo. Mas se é mais provável ser de uma doença que ataca os pulmões e vias respiratórias, é uma pergunta extraordinária. NewScientist.

A economia colapsa, a bolsa sobe
Diz que faz mais sentido do que poderíamos pensar “because of moves by the Federal Reserve, financial markets are awash in money, vast, water-hose supplies of money”. Tal como previsto, os triliões vão para os acionistas, não para a população. Time.

Ainda não se sabe como o SARS-CoV-2 mata
New York Magazine.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.