Obras de Joaquim Vieira Natividade
Adquiri uma pequena biblioteca de livros do grande engenheiro agrónomo Joaquim Vieira Natividade, sem qualquer dúvida um dos grandes especialistas em agricultura, árvores e tudo o que se possa imaginar sobre estes assuntos. Títulos tão diversos como “Os Frutos”, “As Rosas” ou “Poesia dos Frutos”.
Estes livros foram mandados encadernar ao estilo francês — pelo próprio autor —, num encadernador de Alcobaça, “Encadernações Marias”, possuidor de excelente gosto e habilidade. Alguns são numerados, fora do circuito comercial.
Mas o que me deixa uma sensação de felicidade parecida com as idas a Vigo aos caramelos e chocolates há mais de trinta anos — e lamento a comparação mas hoje no meio da abundância pouco gosto me dá comprar alguma coisa —, é que estes livros pertenceram ao próprio Joaquim Vieira Natividade, estão assinados e dedicados ao sogro. São livros com história.
Uma resposta para“Obras de Joaquim Vieira Natividade”
Parabéns pelas aquisições, pois devem ser muito importantes. Tenho um livro “Princípios da gestão de Sobreirais” de João Manuel carvalho, que, com frequência remete para as obras do Prof.Vieira Natividade. Isso provocou-me curiosidade e já pensei procurar nos alfarrabistas para tentar encontrar algum, o que não deve ser fácil.
Julgo que sobre sobreiros deve ser a maior autoridade. Não é muito difícil encontrar livros dele, se bem que sem estas belas encadernações.
Para mim foi importante encontrar este grupo e mantê-lo junto. Se calhar ainda vou comprar umas dezenas de livros sobre vegetarianismo, que também lhe pertenceram…
Vi, com muita curiosidade e emoção, os seus belos livros. Repare que nem todos são da autoria de meu tio-avô Joaquim. Pelo menos um deles está assinado por Manuel Vieira Natividade, meu bisavô, arqueólogo e igualmente interessado por fruticultura.
Há obras de ambos e também do meu avô Antonio sobre o mosteiro de Alcobaça, a nossa terra que muito amamos.
Não sabia, ou não reparei, nas obras de Manuel Vieira Natividade… tenho 14 livros no total. Um deles, a revista Terra Portuguesa de 1918, inclui o obituário de Manuel Vieira Natividade com um desenho de Alberto Sousa. Obrigado por ter passado por cá.